sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ribeira do Pombal - Bahia
























Breve Histórico




Ribeira do Pombal teve sua origem a partir de uma aldeia de índios kiriris ,ou cariris . Em 1667 os jesuítas padre João de Barros e o padre Jacob Rolando iniciaram a catequese com os índios e ergueram no lugar uma capela com o nome de Santa Tereza.
Pertencente a bacia hidrográfica do rio Itapicuru, a aldeia foi batizada de Canabrava de Santa Tereza de Jesus dos Kiriris.
Em 1758 por carta régia de 08 de Maio, estando no poder o Vice-rei D. Marcos de Noronha e Brito, 6º conde dos Arcos, sendo 1º Ministro o já conhecido Marquês de Pombal , seu parente por afinidade, extinguiram todos os aldeamentos. Em decorrência disso Canabrava passou a se chamar “Vila de Pombal” em homenagem ao Marquês de Pombal.
No mesmo ano (1758), a Vila de Pombal passou a ser município. Até 1760 a aldeia de Saco dos Morcegos pertencia ao município de Pombal, até que uma lei criou uma vila e depois o município de Mirandela, que novamente ficou anexada a Ribeira do Pombal, já que perdeu a condição de Vila e Município.
Em 1938 determina o governo federal o seguinte decreto: Lei Federal nº 311, art 10º (…) não haverá no mesmo país, mais de uma cidade ou vila com a mesma denominação.
Baseado nesse decreto, o governo do Estado da Bahia mudou o artigo, nome de Pombal para Ribeira do Pombal.


A visita de Lampião






Lampião já tinha passado por vários lugares do Nordeste, só restava a Bahia, Sergipe e Piauí. Como o Piauí era mais pobre, foram encontrar condições favoráveis na Bahia.
Depois de passar por várias cidades, Lampião fez uma visita ao Senhor Paulo Cardoso, para poder tomar café e também avisou que só estava de passagem. Receberam boa hospitalidade.
Depois de Lampião sair de Pombal, passou por várias cidades baianas. Em Queimadas realizou um dos maiores saques acompanhado por vários outros crimes. Logo depois, mandou uma carta para o Senhor Cardoso pedindo uma soma exorbitante em dinheiro. Mesmo reunindo todo o dinheiro da vila, não dava para pagar a quantia, assim temendo a represália o Senhor Cardoso deu aproximadamente metade da quantia e uma convincente desculpa. Depois disso, Lampião invadiu a Vila de Mirandela, ocorrendo um massacre.
A Coluna Prestes

A Coluna Prestes era formada por jovens que estavam insatisfeitos com o governo federal, repleto de corrupção, fraudes e violência.
Essa Coluna passava por vários municípios, esclarecendo o povo sobre a conscientização política. Esses jovens passaram em Ribeira do Pombal no dia 26 de julho de 1926, só que ao contrário das pessoas das outras cidades, os pombalenses os receberam com festas e muita comida. Assim foi recebido o Cavaleiro da Esperança, Luís Carlos Prestes (líder da movimentação).
Os integrantes da Coluna Prestes, também conhecidos como “os revoltosos”, formaram o Partido Comunista Brasileiro.

Nenhum comentário: