terça-feira, 15 de abril de 2008

Festas que viraram tradição



Arrasta Jegues



O Evento:

O "Arrasta Jegues", já em sua 6 edição, é um evento realizado entre amigos, que dá início às comemorações e festejos juninos na cidade de Ribeira do Pombal.
Com vestimentas irreverentes características do São João (camisa, chapéu, caneca, bota), o "Arrasta Jegues" agrada a seus participantes, que circulam por toda a cidade, e atrai muitos curiosos e admiradores. O evento se solidifica e se concretiza como uma festa tradicional em Ribeira do Pombal.
Contando com shows ao vivo de várias atrações, neste ano a festa será realizada no dia 31 de maio, tendo seu início previsto para as 11:00hs da manhã, com a apresentação à população, desfile pela cidade e encerramento no Hotel A Kaskata.

Objetivo do evento:

A festa tem como principal intenção proporcionar momentos de puro lazer, prazer e interação entre seus participantes e o público presente, bem como criar uma nova manifestação cultural em nossa cidade, comemorando o São João, época em que a sociedade pombalense estava carente de evento desta natureza.
O "Arrasta Jegues" pretende elevar o nome da cidade de Ribeira do Pombal no cenário festivo da região, além de movimentar a economia local através de confecção de camisas, consumo de bebidas, comidas, contratos de aluguel de carroças, animais e mini-trio, bem como contratações de atrações musicais, compra de chapéus, canecas, etc, tudo em decorrência da realização do evento.
Além disso, nesta edição, os integrantes do "Arrasta Jegues", em um gesto altruísta, conscientes de seu papel social, realizam uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis para posterior doação às famílias mais carentes e necessitadas do nosso município.

Público alvo:

O "Arrasta Jegues" contagia toda a sociedade pombalense e seus visitantes. Crianças, jovens, adultos e idosos prestigiam o evento e se empolgam com a alegria e irreverência de seus participantes. Todos, de forma ansiosa e carinhosa, aguardam na frente de suas residências, a cada ano, a passagem do "Arrasta Jegues" nas avenidas e ruas da nossa cidade.
O "Arrasta Jegues" também mobiliza o comércio local e regional e toda a imprensa, que apóia na cobertura total do evento.

Idealização do Arrasta Jegues

A idéia do evento surgiu de uma conversa entre amigos, que, a caminho da faculdade na cidade vizinha, resolveram que podiam escolher uma data que não estivesse no calendário festivo de Ribeira do Pombal, para proporcionar uma reunião dos vários amigos que residiam na cidade e de outros que já haviam partido.
Quando se encontraram em um dos feriados, compartilharam a idéia com os outros amigos e, reunidos todos, acharam por bem definir a época junina como a ideal para a realização da simples, mas grandiosa festa para os seus participantes.
O mascote escolhido para simbolizar e reconhecer o evento foi o jegue (jumento), apresentado e aprovado pelos amigos, por ser ele uma figura marcante na luta do sertanejo que somos!
Assim, no dia 09 de Junho de 2002 (Domingo), teve início o encontro de amigos denominado "Arrasta Jegues", que contou com 40 componentes na sua 1 edição, com vestimentas a caráter da época junina (camisa, chapéu de palha, botina), em montaria de jegues, carroças, ao som de mini-trio e sanfoneiros.
Circulando por várias avenidas, ruas e praças de nossa cidade, com paradas em vários bares ao longo do percurso realizado, que são os pontos de apoio para reabastecimento dos componentes e apresentação de quadrilha junina, o grupo de amigos e carroças traz alegria por onde passa.
Assim, idealizado e concretizado, o "Arrasta Jegues" trouxe a nossa cidade uma nova forma de diversão e com muitas brincadeiras, alegria e emoção, os seus componentes demonstram o carinho e a união entre amigos, além de muito amor por nossa estimada cidade Pombal.

Nenhum comentário: