quinta-feira, 17 de abril de 2008

Nossa cultura

Nossa região é promissora em talentos potenciais, pena que não há ainda uma estrutura voltada aos movimentos culturais e artísticos que possam direcionar e aproveitar os artistas e as manifestações que tanto teimam por existir nos esforços dos mais corajosos artistas populares. Alguns buscaram outras paragens buscando sobrevivência e um lugar ao sol, como foi o caso de Walter Lajes, que cresceu conosco e hoje habita Vitória da Conquista, definindo-se como um “cantador” de música regional bastante respeitado, sendo vencedor de vários festivais em cidades de quase todo o Brasil. Já Carlos Krakatoa, depois de marcar presença nos palcos do teatro amador e da boa poesia com o grupo “Fiapo de Manga no Dente”, preferiu os caminhos do Centro-Oeste, onde lançou o livro “Santa Profana” e, recentemente, a nova obra chamada Dândi.


Várias bandas surgiram em nossa região nos últimos anos, algumas delas foram verdadeiras surpresas em se tratando de qualidade, chegando mesmo a surpreender, hoje lutam por existir em meio a grande competição com àquelas possuidoras de acesso à grande mídia.



Artistas, como Nailton Félix (cordelista e repentista), Márcio (cantor), Edílson (cantor e professor de violão), Geovane Bitencourt (pintor e poeta), Josivânia Reis (pintora), Juscelino Oliveira (cordel, crônicas, etc), José Jadson Rocha (poesia), José Kadjon (poesia) dentre tantos outros, continuam fazendo um trabalho de resistência cultural importante.



Os extintos grupos de teatro Sementes Odara, Fiapo de Manga no Dente, Étimus (do qual fizeram parte Osvaldo Morais, Walter Lajes, Paulo Ferreira e Fábio Amorim), e outros, deixaram saudades para os amantes da dramaturgia. Pequenos grupos sobrevivem em nossa cidade.


Outros surgem com o alvorecer de cada dia, com bons trabalhos, como é o caso da poesia de Renata Nascimento, Pedro Mel, Rui Cláudio… E não esquecendo dos novos artistas quem estão surgindo a cada dia como Banda Marcelo de Dunga, Banda Ballagandan, O magnata do Brega (Jorge Ander), Mistura Quente... Não poderíamos citar todos por falta de espaço.


Fonte: http://www.minharegiao.com.br/pombal/cultura.htm

Nenhum comentário: